A cor do catarro pode revelar como anda a sua saúde

A cor dessa secreção pode indicar a respeito da saúde das vias respiratórias.

A cor do catarro pode revelar como anda a sua saúde
Reprodução

Embora esse assunto seja um pouco “nojento”, é melhor você não ignorar, pois sua saúde poderá está sendo negligenciada. O assunto em questão é a respeito do  do catarro.

É comum que durante o inverno, com a temperatura diminuindo, o número de doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriados e gripes costumam aumentar.

Dessa forma, ocorrências graves como é o caso de infecções respiratórias e pneumonia podem ser registradas pelo sistema de saúde.

Entre vários sintomas, o mais comum é o espirro e tosse, além do catarro. O catarro nada mais é que uma secreção que se forma na região interna das vias aéreas, ou até mesmo do pulmão após uma infecção.

A cor dessa secreção pode indicar a respeito da saúde das vias respiratórias.

Catarro com sangue ou avermelhado

Um sinal de bronquite é quando o catarro está com um tom avermelhado ou com sangue. Entretanto, o ideal é consultar um médico, pois em casos de maior gravidade pode estar indicando uma pneumonia, tuberculose ou câncer.

Catarro cinza ou branco

Quando a secreção tem essa tonalidade, o indicativo é de que existe uma inflamação das vias respiratórias superiores. Sendo assim, é possível que surja casos de sinusite, asma ou gripe. Isso acontece quando os seios nasais se tornam cheios demais e por isso começa a fazer uma drenagem para a garganta. Consumir mais de dois litros de água diariamente auxilia a eliminação do excesso de secreção.

Catarro transparente

Quando o nosso organismo está saudável é comum que essa secreção esteja transparente.

Catarro marrom

A secreção nessa cor costuma aparecer em fumantes ou naqueles que trabalham em locais empoeirado ou com muita poluição. Existe uma pneumonia que é provocada por um fungo e essa cor na secreção pode ser um indicativo. Procure um médico.

Catarro verde ou amarelo

Uma infecção nas vias respiratórias ou nos seios nasais são responsáveis por deixar a secreção em uma dessas cores.

Catarro com cheiro ruim

O odor na secreção pode estar indicando uma infecção respiratória.