Coronavírus: ‘Brasil já está na 2ª onda de Covid-19’

Para o pesquisador Domingos Alves, que é responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a segunda onda do coronavírus já teve seu início no Brasil.

Assista ao vídeo e aprenda a fazer a deliciosa sobremesa "Marido Gelado"

O pesquisador tem acompanhado os dados da pandemia no Brasil nos últimos oito meses. Ele,ao lado de dezenas de especialistas de áreas diferentes, são responsáveis pelo portal Covid-19 Brasil.

Sendo assim, ele tem acompanhado todas as estatísticas e análises do ritmo de propagação do novo coronavírus.

Brasil já está na 2ª onda de Covid-19

De acordo com Alves, o Brasil, assim como a Europa e os Estados Unidos, está vivendo a segunda onda de contágio. Seu respaldo para isso se deve ao fato dos dados que mostram a taxa de reprodução do coronavírus no Brasil. Os indicadores apontam que a pandemia retomou o crescimento aqui no país.

Quando o índice está superior a 1, isso quer dizer quer a pandemia está em expansão no país. Quando esse índice é inferior a 1, significa que a pandemia está perdendo força.

No último dia 16 de novembro esse índice era de 1,12. Isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas irão infectar 1120, que por sua vez irão infectar mais 1250 pessoas. Dessa forma a epidemia retoma o crescimento.

A situação estava mais crítica no Paraná, onde a taxa era de 1,62. Já em Santa Catarina a Rt está acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro.

Diante desses dados o pesquisador afirma que o Brasil já está vivendo a segunda onda.

“É importante a gente olhar a média móvel porque isso indica que não se trata apenas de uma flutuação do índice, mas que há uma tendência concreta de alta ou queda”, diz o pesquisador.

Média móvel nacional voltou a crescer

“Em outras palavras, depois de três meses de contração, a pandemia voltou a crescer no país, caracterizando a segunda onda identificada por Alves.”

Fonte: G1

Wel Teodoro

Wel Teodoro é formado em exatas. Sua grande paixão é produzir conteúdo relevante para os internautas. Escrever era um hobbie, hoje, se tornou sua profissão. Apaixonado por empreendimentos online, ele está sempre estudando e buscando novos conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *