Retenção de líquido: causas e como evitar que aconteça

O edema, grosso modo, é o acúmulo de líquidos nos tecidos do corpo. Ele também é conhecido popularmente pelo nome de retenção de líquido. Assim, o seu principal sintoma é o inchaço de pés e mãos, bem como de tornozelos e nas pernas.

É possível afirmar que as pessoas que mais sofrem com os edemas são as mulheres. Isso tende a acontecer especialmente durante a gravidez, mas também ocorre em outras fases da vida.

Entretanto, pessoas sedentárias, independente do gênero, também podem passar por isso. Mas, felizmente, o edema não é um problema tão grave e pode ser combatido. Assim, para evita-lo, você deve ter uma dieta saudável, como nas dicas abaixo.

  1. Evite o sódio em excesso

Se você consome muito sal e bebe pouca água, isso pode ser uma causa para edema. Assim, procure evitar alimentos industrializados, que contam com muito sódio, e beba bastante água.

  1. Pouco magnésio

Esse mineral é importante para o funcionamento do corpo. Assim, as suas funções podem ser comprometidas pela falta dele, resultando em um edema. De acordo com estudos, é necessário consumir 200g de magnésio por dia e ele pode ser encontrado em frutas secas, por exemplo.

  1. Vitamina B6

Procure consumir alimentos ricos nessa vitamina, como o frango e as carnes magras.

  1. Pouco potássio

A banana e o melão são grandes aliados para aumentar o seu consumo de potássio.

  1. Pouca água

Conforme o que foi falado, a água é muito importante. Consuma bastante.

  1. Alimentos industrializados

Devido ao seu teor de sódio e conservantes, eles são prejudiciais. Procure cortar ao máximo o seu consumo.