Roer as unhas pode prejudicar a saúde bucal, afirmam estudos

Você sabia que o hábito de roer as unhas, comum para várias pessoas, pode ser bastante prejudicial à saúde?

Cientificamente, ele é conhecido pelo nome de onicofagia e pode causar sérios danos àqueles que o possuem.

Para além de causar danos à própria estrutura das unhas, deixando-as com uma aparência estranha, o hábito em questão pode vir a interferir na saúde bucal das pessoas que roem unhas.

As informações em questão foram veiculadas pela Associação Americana de Psiquiatria, que fez questão de pontuar que a onicofagia não é um tipo de TOC (transtorno obsessivo compulsivo), ainda que muitas pessoas façam essa associação.

De acordo com os estudos, muitas pessoas sentem uma sensação de tranquilidade ao roer as unhas. Assim, os pesquisadores afirmam que cerca de 25% dos que possuem esse hábito têm parentes que também fazem isso.

Portanto, o mais indicado para esses casos seria a procura de um tratamento médico, visto que isso pode acabar prejudicando a saúde, conforme o informado anteriormente. O motivo para tal está ligado ao fato de que roer as unhas pode acabar levando uma série de parasitas para dentro da boca.

De encontro a isso, é válido destacar que nas crianças, o hábito em questão pode acabar causando má formação dos dentes ou algum outro tipo de prejuízo.

Nos adolescentes, por sua vez, o hábito pode ter consequências psicológicas, dando a eles a sensação de inferioridade, bem como de isolamento.

Então, embora muitas pessoas pensem que roer as unhas e algo normal e que não tem tratamento, existem formas de combater esse hábito. Procure um dermatologista.

Grupo de notícias no Whatsapp
Entre para o nosso grupo no Whatspp e receba notícias diariamente.